Tuesday 24 October 2017

Benefícios do livre comércio


Benefícios do Livre Comércio


Os benefícios do livre comércio incluem:


1. A teoria da vantagem comparativa


Isso explica que, ao se especializar em bens onde os países têm um menor custo de oportunidade, pode haver um aumento do bem-estar econômico para todos os países. O comércio livre permite que os países se especializem nos bens onde têm uma vantagem comparativa.


2. Redução das barreiras tarifárias leva à criação de comércio


A criação de comércio ocorre quando o consumo muda de produtores de alto custo para produtores de baixo custo.


A remoção de tarifas leva a preços mais baixos para os consumidores


E um aumento do excedente do consumidor das áreas 1 + 2 + 3 + 4


Importações aumentarão de Q3-Q2 para Q4-Q1


O governo vai perder receitas fiscais da área 3


As empresas nacionais que produzem esse bem venderão menos e perderão o excedente do produtor igual à área 1


No entanto, em geral, haverá um aumento do bem-estar económico de 2 + 4 (1 + 2 + 3 + 4 (1 + 3)


A magnitude deste aumento depende da elasticidade da oferta e da procura. Se a demanda consumidores elásticos terá um grande aumento no bem-estar


3. Aumento das exportações.


Para além dos benefícios para os consumidores que importam bens, as empresas que exportam bens em que o Reino Unido tem uma vantagem comparativa verão também uma grande melhoria no bem-estar económico. Baixas tarifas sobre as exportações do Reino Unido permitirão uma maior quantidade de exportações, impulsionando o emprego no Reino Unido e o crescimento econômico.


4. Economias de Escala.


Se os países podem se especializar em certos produtos, eles podem se beneficiar de economias de escala e custos médios mais baixos, especialmente em indústrias com altos custos fixos ou que exigem altos níveis de investimento. Os benefícios das economias de escala levarão, em última análise, a baixar os preços para os consumidores.


5. Aumento da Concorrência.


Com mais comércio, as empresas nacionais enfrentarão mais concorrência do exterior, portanto haverá mais incentivos para cortar custos e aumentar a eficiência. Pode impedir que os monopólios nacionais cobram preços muito altos.


6. O comércio é um motor de crescimento.


O comércio mundial aumentou em média 7% desde 1945, fazendo com que este seja um dos grandes contribuintes para o crescimento econômico.


7. Utilizar matérias-primas excedentárias


Os condados do Oriente Médio, como o Catar, são muito ricos em reservas de petróleo, mas sem comércio não haveria muito benefício em ter tanto petróleo.


O Japão, por outro lado, tem muito pouca matéria-prima sem comércio, seria muito ruim.


8. As tarifas podem incentivar a ineficiência


Se uma economia protege sua indústria doméstica aumentando as tarifas, as indústrias podem não ter incentivos para cortar custos.

No comments:

Post a Comment